domingo, 26 de junho de 2011

Alemao - o idioma

Entao gente, eu estava meio desanimada porque ninguem comenta, mas ai a Gircelly me contou que tem que ter conta e tal, entao ta... se ta dificil de comentar eu entendo ehehehhe

Hoje vou falar um pouquinho da lingua... comecei o curso de alemao, tem 3 semanas... e pasmem, os numeros sao a parte mais simples ahahhahaha

Os numeros funcionam assim (entre parenteses esta escrito como se fala):
1 ein (ain)
2 zwei (tzuvai)
3 drei (drai)
4 vier (fia)
5 fünf (funf)
6 sechs (zeks)
7 sieben (zieben)
8 acht (arrt)
9 neun (nóin)
10 zehn (tzen)

ate aqui ok né... entao como falar 35? Tu fala o 5 primeiro, depois o und que significa "e" e depois o trinta... e tudo junto na mesma palavra: fünfunddreißig (o ß tem som de ss). Muito facil!!!
Pra falar as horas vou dar o exemplo de 15:25. Existem algumas maneiras de dizer e temos que saber todas porque eles falam e voce precisa entender hahaha:
1. drei uhr fünfundzwanzig (tres horas e vinte e cinco)
2. fünfzehn uhr fünfundzwanzig (quinze horas e vinte e cinco)
3. fünf vor halb vier (5 para meia para as 4horas) sim isso é comum aqui ...
e tem mais algumas que eu nao sei com certeza....

os verbos... o alemao tem verbos normais e tem uns verbos que se separam, tipo, einkaufen (fazer compras) o kaufen vai no meio da frase, depois do sujeito, e o ein vai no final ahhaha

mas nao da pra reclamar, na minha sala tem uma japonesa, ai sim da pra falar que o negocio eh dificil!
Bom, a parte boa é que conhecemos varias pessoas do mundo todo na escola, na minha sala tem a japonesa, tem irakianas, duas pessoas da thailandia, espanhois, italiano, cubano, uma moca do kosovo, enfim.... gente do mundo todo, da pra ter nocao de diversas culturas, e isso é fantastico!

é bom e necessario falar alemao, porem, aqui na alemanha se voce falar ingles vive tranquilo, conheco gente que mora aqui a 3 anos e nao fala alemao.... eu preciso por uma causa especial, eu preciso!

bom eh isso... bjinhos e obrigada pela visita :)

3 comentários:

  1. Oi flor !

    Eu terminei o A1 na semana passada. Onde vc está fazendo?

    Fiz o teste A1 e fui aprovada agora é só "implorar" meu visto de esposa.

    Sucesso nos estudos

    ResponderExcluir
  2. Eu faco no Goethe. Queria experimentar a Volks... mas ainda näo dá em razao dos meus horários.

    Temm um livro no goethe institut ... se chama fit für start deutsch... muito bom .. vc pode ir no goethe, independente de ser aluna ou näo, e usa-lo na biblioteca ou fazer uma carteirinha para usar em casa!

    O livro é perfeito!

    sucesso para nós!

    ResponderExcluir
  3. Olha aí amiga, o blog fazendo sucesso!!!!
    Eu to sempre te espiando, nao pense q só pq atravessou o oceano eu vou sair da sua cola...
    Nana nina...
    E ó, meus amigos sempre reclamam q nao conseguem postar la no meu tbm... entao, nao se apega nisso nao...
    Amo ver todas as novidades, continue atualizando... Bjus com saudades

    ResponderExcluir